terça-feira, 11 de agosto de 2009

NGHAN PHAP - Técnicas de Quebramento


A quebra é uma das mais espetaculares manifestações do Khi (Ki).
O praticante que atingiu um nível relativamente elevado não pode testar a força de seus golpes ou controlar seu aprendizado com um parceiro durante os treinamentos.
A quebra apresenta vários aspectos: quebra ativa que consiste em destruir materiais diversos com ajuda das armas naturais do corpo (mão, pé, cotovelo, cabeça) ou quebra passiva que consiste à quebra de um material sobre uma parte do corpo.
As técnicas de quebra necessitam de longa preparação sem a qual o praticante se expõe a traumatismos, às vezes graves.
Física: Musculação específica, endurecimento com a utilização de produtos a base de plantas. Técnicas: Para uma quebra, a técnica deve ser perfeita. Este aperfeiçoamento resulta do treinamento regular dos encadeamentos codificados e dos Thao Quyen (encadeamentos de técnicas representando um combate fictício).
Energética: Neste nível, a prática da ginástica Tam The (educação respiratória), dos Thao Quyen especiais, o ensinamento personalizado do Mestre Fundador permitem ao praticante desenvolver sua própria energia.
A prova de quebra figura no exame da faixa preta e das graduações superiores.
Em hipótese alguma a quebra (telhas, tábuas, blocos de gelo) constituem um fim em si. Ela deve ser considerada como um meio, um teste implacável que permite avaliar a eficácia do praticante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário