quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mestre Evandro Crestani


O Mestre Evandro Crestani iniciou nas artes marciais em 1980, na prática do Kung Fu, chegando ao grau de instrutor. Em 1985 teve o primeiro contato com o Qwan ki Do em São Paulo com o mestre Francês Serge Pierre Baubil ( introdutor da Arte no Brasil ), onde logo passou a ser praticante fiel desta modalidade. Aos 18 anos de idade, abriu sua primeira academia em 1989 e começou a divulgar o qwan ki do em São Paulo. Em poucos anos de trabalho mestre Evandro passou a ser reconhecido no Brasil pela sua competência e profissionalismo, tendo escrito inúmeros artigos para revistas especializadas e convidado varias vezes para ministrar cursos e Palestras de Qwan Ki Do e Defesa Pessoal para empresários , em congressos esportivos e Faculdades, participou também de alguns programas de TV entre eles o programa Super Fight na Gazeta, programa Leão Livre na Rede Record e no programa Jô Soares em 1999.Em 1998 mestre Evandro foi para França e Itália para participar de seminários com o Grão mestre Pham Xuan Tong ( Fundador do QKD ), onde foi nomeado oficialmente representante do Qwan Ki Do no Brasil. Atualmente o mestre Evandro Crestani é presidente e Diretor Técnico da União Qwan Ki Do Brasil e discípulo do grão mestre Pham Xuan Tong , sendo o principal responsável pela divulgação e organização desta disciplina marcial no Brasil.
ENTREVISTA
1) Com quantos anos o Sr. Começou à praticar artes marciais e como chegou ao Qwan Ki Do ?Eu comecei nas artes marciais aos 9 anos de idade na pratica do Kung Fu, estilo Fei Hok Phai, chegando ao grau de instrutor. Em 1985 descobri o Qwan Ki Do através de um anuncio em uma revista de artes marciais, fui assistir uma aula e logo me identifiquei com o método e passei a ser um praticante fiel desta modalidade.
2) Há quantos anos o Qwan Ki Do esta no Brasil e como vem se desenvolvendo ?
O qwan ki do foi introduzido no Brasil em 1983 na cidade de Manaus , chegando à São Paulo em 1985 desde então, vem se desenvolvendo através de academias, escolas particulares e Clubes, supervisionadas pela União Qwan Ki Do Brasil.
3) De que forma o Qwan Ki Do contribuiu para o seu equilíbrio físico, emocional e espiritual ?Iniciar a pratica do Qwan Ki Do me fez sonhar e traçar um projeto de vida e quando temos um sonho,encontramos forças para superar as nossas fraquezas e vencer os obstáculos que surgem ao longo do caminho mas através da perseverança, paciência, vontade de vencer e principalmente pela benção de Deus, acredito que me tornei uma pessoa equilibrada no aspecto físico, emocional e espiritual.
4) Quais são as possibilidades do Qwan Ki Do se tornar um esporte Olímpico?
São grandes, visto que o qwankido atualmente esta sendo representado em 30 paises, e há um grande interesse da União Mundial em conseguir este feito.
5) O Brasil vem sofrendo com a situação econômica e mesmo assim percebemos que o Qwan Ki Do continua crescendo. Quais as espectativas para este novo ano ?
Com os novos projetos , competições, seminários nacionais e internacionais, a seletiva para a formação da seleção brasileira que vai disputar o 4º Mundial de Qwan Ki Do na Romênia em 2007 e a colaboração de toda equipe da união Nacional, com certeza daremos um grande salto neste ano.
6) Hoje, em quais estados brasileiros existe o Qwan Ki Do ?
São Paulo, Rio de Janeiro , Alagoas , Amazonas , Amapá e Goiás.
7) Sabemos que o controle da energia é um dos fatores mais importantes para se evoluir no Qwan Ki Do . Como podemos atingir este domínio ?Através da pratica e estudo dos Quyens ( Formas ), desde os básicos até os mais avançados. É importante que o praticante aprenda a dominar a sua respiração, concentração, velocidade e variação de força ( energia ) durante a execução do quyen., desta forma o praticante poderá atingir este domínio energético e compreender melhor a arte do Qwan Ki Do.
8) Qual a importância das armas no treinamento do Qwan Ki Do ?No Qwan ki Do nos chamamos este trabalho das armas de Cô Võ Dão.O estudo e treinamento do Co Vo Dão proporcionará ao praticante se desenvolver em diferentes habilidades. ampliando seus conhecimentos . Ao treinar o manejo de cada arma, para o aluno é um novo desafio em que só com muita dedicação que ele poderá evoluir na arte do Cô Võ Dão.
9) Sobre o próximo Seminário de Verão, o que os praticantes podem esperar ?Muitas Novidades , treinamentos que iremos fazer que jamais poderiam ser feitos na academia. Por isso faremos este seminário em um ambiente diferente que nos proporcionrá momentos bem agradáveis. Sempre lembrando que o maior objetivo além da parte técnica e física é a confraternização e o espírito de equipe que eles vão precisar para agüentar esses dois dias de seminário, com certeza aqueles que participarem não irão se esquecer, espero que todos participem .
10) O que o Sr. diria para aqueles que estão iniciando no Qwan Ki Do ?Que levem a sério e valorizem esta arte e que se dediquem , que possam sonhar e traçar objetivos e nunca desistirem dos seus objetivos , pois só com muita paciência e perseverança alcançaremos a realização dos nossos sonhos...
Fonte: Site Qwan Ki Do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário