quinta-feira, 25 de junho de 2009

História do Qwan Ki Do





O Qwan Ki Do é uma arte marcial, recebeu seu nome definitivo em 1981, mas buscou sua origem dentro das mais antigas tecnicas das artes marciais. Qwan Ki Do representa a conclusão de mais de 25 anos de estudos e buscas feitas por um dos maiores peritos em artes marciais vietnamita: mestre Pham Xuan Tong, mais conhecido como Mestre Tong. Ele reuniu os mais considerados estilos de artes marciais sino-vietnamitas (chineses e vietinamitas). No Vietna, ele teve a chance e a honra de ser aluno do grao mestre Chau Qwan Ky, que antes de morrer deixou para o mestre Tong um testamento no qual o nomeava diretor-geral de sua escola chinesa de “Wo-Mei” ou “Nga-Mi-Phai”.
Nga-Mi-Phai é uma arte marcial antiga de origem chinesa. Ela foi criada sob a dinastia dos Tsing (1644-1911) pelo eremita chamado Bach-Mi-Dao-Nham (homem de cilios brancos) que vivia nas montanhas do sul da china, conhecidas como Nga-Mi-Son.
As tecnicas de Nga-Mi-Phai são baseadas, essencialmente na reunião de dois princípios: a força física e a energia vital. É uma escola especializada na técnica das mãos juntas, dos deslocamentos e esquivas que, com o decorrer dos séculos, conseguiu uma reputação comparável a escola Shaolin.
O Nga-Mi-Phai apareceu no Vietnã em 1936, mais exatamente em Tra-Vihn. Seu propagador o mestre Chau Qwan Ky, abriu vários centros de artes marciais em Cho-Lon, em 1956 e, em seguida, em Gia-Dihn, no ano de 1958.O “Vo” que representa a arte marcial vietnamita, unificou as técnicas mais difundidas em razão do desenvolvimento das diferentes escolas vietnamitas, influenciadas pelos estilos de origem chinesa e tailandesa. Esta arte é o trabalho de todo um povo e tem mais de 4.000 anos de história.
As artes marciais vietnamitas conheceu períodos de popularização, quando foi criada a universidade real das artes marciais vietnamitas – Giang Vo Duong -, que oferecia licenciatura e doutorado em artes marciais. Mas houve também o declínio, quando todas as práticas foram proibidas.
O Encontro do Mestre
Um dia, o mestre Chau Qwan Ky foi chamado à Go-Vap, uma pequena cidade ao sul do Vietnã, para exercer função de médico. Entre seus pertences o mestre Chau levava plantas medicinais, as quais precisou proteger de uma tempestade que se aproximava. Foi então socorrido por uma criança que lhe ofereceu abrigo durante a chuva. Essa criança era Pham Xuan Tong, que contava então com 9 anos de idade. Surpreso com a bondade o mestre Chau Qwan Ky pede-lhe a data de seu nascimento e faz um estudo de sua mapa do céu (horóscopo chinês). O mestre pede aos pais de Pham Xuan Tong que lhe confiem à criação do menino e promete transmitir-lhe todos os seus conhecimentos e segredos da arte marcial.
Foi um período muito difícil para o jovem Pham Xuan Tong. Nos dois primeiros anos ele treinou somente as posições de base. Com a idade de 14 anos a duração do treinamento diário passou a ser de 4 horas. As 19 anos, o mestre Tong conquistou várias vitórias a nível nacional. Aos 22 anos ele foi selecionado como treinador nacional, pela confederação vietnamita de artes marciais e estudou ainda medicina tradicional, a fitognomia e a digipuntura.Aos 23 anos, ele informou ao mestre Chau Qwan Ky sua intenção de ir à Europa, mais precisamente à França. Quando concluiu seus estudos superiores, com isso o mestre Chau Qwan Ky resolveu aumentar a progressão técnica de seu aluno e mostrou-lhe outros estilos vietnamitas de reputação elevada. Mestre Chau o recomendou aos mestre vietnamitas Pham Than Su e Long Ho-Hoi, 10° dang em artes marciais e membros da sociedade secreta “Mon-Phai”. Especialistas em armas tradicionais (Co-Vo-Dao), os Mon-Phai eram considerados “ninjas vietnamitas”, pois usavam técnicas similares.
Em 1968 o mestre Pham Xuan Tong chegou à França e terminou seus estudos médicos. A partir desde período, ele começou o desenvolvimento de uma arte marcial nova: o Viet-Vo-Dao, que, com rapidez, fez muito sucesso. A competência e a perseverança, unida as qualidades pedagógicas do mestre Tong, colocaram ao nível dos mais altos peritos vietnamitas no ocidente. Com essa ascensão, o apoio de seus alunos e amigos, foi criada, em 1981, a União Mundial de Qwan Ki Do, que contava com a participação da União da Federação Francesa de Qwan Ki Do, a União Italiana e União Africana de Qwan Ki Do.

Um comentário: